Após iniciar o processo de cidadania portuguesa, o tempo de duração pode variar de acordo com a sua conexão com o cidadão português. Em outras palavras, o prazo depende da regularidade e da totalidade da documentação pertinente, bem como de sua protocolização no órgão competente.
Reforçamos a importância da contratação de uma assessoria especializada, pois ela pode economizar tempo e dinheiro, além de garantir que todas as etapas sejam cumpridas corretamente.
No caso de filhos de português, o processo tende a ser mais ágil, pois a documentação dos pais, geralmente, já está disponível, o que facilita o andamento. Por outro lado, para netos ou bisnetos de portugueses, a busca por documentos pode ser mais demorada, especialmente se os ascendentes já faleceram e você não possui os registros necessários em mãos.
Atualmente, o processo para crianças maiores de idade leva de 8 a 12 meses, enquanto para crianças menores de idade a duração é mais curta, de 3 a 5 meses. Para os netos de portugueses, o tempo estimado para a conclusão é de 25 a 30 meses. O mesmo prazo aplica-se aos pedidos de cidadania portuguesa por casamento ou união estável.
No caso dos bisnetos, o prazo depende do tipo de solicitação realizada, ou seja, se foi feita inicialmente como filho ou neto. Nesse caso, os prazos descritos para filhos e netos serão aplicados, respectivamente